PESQUISA

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Vitória Estudantil em Joinville


No dia 23 de outubro de 2008, a Escola de Educação Básica Presidente Médici, em Joinville, Santa Catarina, elegeu para o grêmio estudantil a chapa União de Mobilização Estudantil Médici (Umem). Esse resultado é uma grande vitória do movimento estudantil e social, pois este grêmio será um verdadeiro sindicato dos estudantes, de luta e socialista. Com orientação revolucionária, o Umem propõe criar, juntamente com entidades de outras escolas, um movimento de massas que lute principalmente pelo passe-livre e contra a destruição da escola pública.

O presidente do Umem, Johannes Halter, 16 anos, declarou que o grêmio será contrário ao pagamento de matrículas e mensalidades, venda de rifas, bingos e qualquer medida que ajude o sistema capitalista a privatizar a educação. “Lutaremos por uma escola pública que seja financiada pelos nossos impostos”, falou. Para ele, os estudantes não podem deixar que o capitalismo lhes tire o direito à escola pública e de qualidade. “Os grêmios de Joinville não aceitarão nenhum ataque à escola pública, não permitiremos que nos tirem nenhum direito”, garantiu.

O descaso dos governantes para com a educação vem gerando uma enorme revolta entre os estudantes. Assim surge a oportunidade para criar um movimento de massas, que tenha como objetivo politizar e organizar a juventude. Só estudantes conscientes e organizados podem entender a importância de lutar por seus direitos e pelo socialismo. Cabe aos grêmios e às organizações estudantis cumprir esse papel, dar uma orientação revolucionaria e de esquerda a esses estudantes. Do contrário, acabarão sendo coniventes com a vontade da burguesia, que é de tudo “comercializar’’, até o conhecimento.

Iago dos Santos Sartóri Paqui - Vice-presidente da Umem e militante da Juventude Revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário