PESQUISA

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Escola Pública e de Qualidade

 Escola pública de qualidade ainda existe. Não precisa ser escola particular para ter boa qualidade, escola pública também pode ter esta vez no país, A melhoria da qualidade da educação envolve a superação de pessoal qualificado, cuidados, sabedoria e controle nos detalhes financeiros que fazem da escola, uma escola melhor.

 Neste cenário um esforço de mudança certamente requer investimentos em diferentes áreas: melhorias na infra-estrutura das redes de ensino, novas tecnologias educacionais, aprimoramento dos processos de formação de professores, além de outras. No entanto, as chances de que quaisquer investimentos públicos na melhoria da educação possam ser efetivamente realizados dependendo fortemente de fatores críticos.

 Enquanto a percepção geral do ensino público fundamental aponta para uma relativa satisfação, a avaliação das escolas em que os alunos estudam tende para o campo negativo. São poucos os aspectos de satisfação, e numerosos os pontos que geram descontentamento para muitos. “A idéia de que todas as escolas públicas do país são ruins e precárias é completamente equivocada.” A opinião é do ex-secretário municipal da Educação de São Paulo, Fernando J. de Almeida, que debateu a qualidade do ensino, mas de fato a grande massa de jovens tem suas condições de ensino de qualidade negadas..

 Para que ocorra uma educação de qualidade, não são necessários apenas equipamentos e ser moderna. Muitas vezes as pessoas pensam que por terem uma escola grande, com uma estrutura moderna faz com que sejam de boa qualidade, Não querendo dizer que escola estruturada e moderna seja ruim, mas querendo chegar a certo ponto de que precisamos mais do que algo que moderno, em conjunto. Por que pensando bem, não adianta ter "casa", mas não ter "recheio”. A qualidade do ensino no país esta sendo muito debatido na sociedade, debatendo derivadas dela como: Qualidade da educação, infra-estrutura, cozinhas, qualidade da escola em geral.

 Hoje em dia para ter qualidade não devemos só esperar o governo agir como nós também devemos tomar atitudes. Mas compete ao Governo mobilizar e garantir recursos necessários para que o Estado assegure escolas Públicas com qualidade, que permitam o acesso e a freqüência de todas as crianças, jovens e cidadãos em igualdade de circunstâncias, independentemente das suas condições econômicas e sociais.



Por; Mayara Hoffmann.

Um comentário:

  1. Tecnicamente o texto está excelente, muito bem escrito. Cumpriu seu papel jornalístico -informar.

    ResponderExcluir