PESQUISA

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Honduras: Povo Levanta-te à Luta!


   No dia 28 de junho istaurou-se o regime golpista encabeçado por Micheletti, o presidente hondurenho Manuel Zelaya foi expulso do país, e uma combinação de repressão, censura e resistência do povo se produz. O povo hondurenho durante 86 dias luta, os trabalhadores, camponeses e jovens mantiveram um movimento heróico de resistência contra o regime golpista. Com manifestações na capital Tegucigalpa, a população exige o retorno do seu presidente e o fim do governo golpista, os golpistas revidaram com o exército e com a polícia, com toques de recolher constantes, prisões e assasinatos, tudo para manter em silêncio a maioria da população. Enquanto a maioria do povo se manifesta e luta, a minoria, a oligarquia, ou seja, os grandes empresários e fundiários do país fazem entrevistas a empresa ao lado do governo golpista, dizendo que eles tem o total a poio da burguesia hondurenha.

 

  Até agora a oligarquia do país já perdeu somas astronomicas de dinheiro devido ao fato de o povo não aceitar o golpe e bloquear as fábricas através de greves e ausências, além do clima internacional devido a ação dos golpistas, o regime balança com a pressão do povo que realiza manifestações de 50 mil pessoas na capital. Apela então para novamente a repressão e censura, dos meios de comunicação e direitos individuais. Somado a tudo isto o presidente deposto pelos golpistas Manuel Zelaya retorna secretamente a Honduras neste dia 22/09(terça-feira) e se abriga na embaixada brasileira, o governo golpista cerca a embaixada, ameaça invadila e assasinar o presidente.

 

 A energia e água da embaixada foram cortadas pelo governo golpista e os prédios aos arredores ocupados pelo exército, mesmo assim o povo se dirige dia e noite em direção a embaixada celebrar a volta do seu presidente e desafiar o regime golpista, as manifestações são reprimidas com a polícia anti-disturbios e até agora milhares de pessoas foram presas, centenas estão feridas e pelo menos duas mortes estão confimadas causadas pelo golpistas. Da embaixada Manoela Zelaya conclama o povo hondurenho as ruas e dirigiu-se à multidão com o grito de batalha: “Pátria, restituição ou morte!”



 O Grêmio Estudantil repúdia o governo dos golpistas e exige o retorno de Zelaya, não aceitamos qualquer ataque a vontade e liberdade do povo, é solidário ao povo hondurenho e sua luta, convoca o povo de honduras a derrubar o regime golpista e restituir o seu presidente legítimo, convoca o povo brasileiro a se manifestar contra este ataque aos trabalhadores, estudantes e camponeses. Não nos esqueçamos da nossa recente história, onde "andavamos de lado e olhavamos para o chão", a Ditadura Militar Brasileira com seus generais, que assasinou tantos inocentes, ou então Pinochet no Chile, que com o apoio do Governo Americano acabou com a vontade do povo e matou seu presidente. Povo hondurenho levanta-te e vai a luta, brasileiros levantemo-nos e lutemos, isto coloca na ordem do dia:

  • Viva a luta do povo de Honduras!

  • Abaixo a ditadura de Micheletti!

  • Abaixo a oligarquia!

  • Manifestações de massa, greve geral e insurreição nacional!

Johannes Halter
Militante da Juventude Revolução da Esquerda Marxista
Membro do Grêmio Estudantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário