PESQUISA

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Missão de Paz com Armas?

   Analizemos quem é o interessado em ter as tropas brasileiras em um outro país soberano enquanto os indices de segunrança pública de nosso país são um dos mais baixos do mundo, enquanto o extrativismo ilegal na Amazonia continua todo vapor devido a falta de fiscalização. Enquanto milhões de jovens brasileiros são submetidos dia após dia a tortura do crime organizado nas áreas que aparentemente o Estado 'esquece' de investir.

   Enquanto o Brasil haje de forma a reprimir o povo haitiano, pelo fato deste povo querer andar com suas 'próprias pernas' e dicidir seu futuro, o povo brasileiro dia após dia sofre com o descaso e negligência dos orgãos públicos em todas as áreas.



   É preciso fazer uma análize histórica, ainda que rápida, do papel do exército, este corpo de homens permanente. O exército é o braço armado do poder burocrático, o estado, exprimido pela vontade de quem obtem o poder político na atual conjuntura mundial, quem tem o dinheiro, a classe dos grandes empresário, das corporações interenacionais, dos donos do capital, os grandes latifundiários. Tendo visto que ele funciona a serviço do estado, e o estado sendo um orgão dominado por quem tem o poder político e este poder estando hoje na mão da classe acima citada, a classe burguesa, ele irá servir ao interesse desta, em mão contrária a vontade da outra classe, a que reúne os trabalhadores e jovens em todos os lugares do planeta, aquela que nada possuí, a não ser sua força de trabalho e que precisa vende-la para poder subsistir, cuja vida e cuja morte é definida pela oferta de compra de mão de obra pelo mercado(conjunto dos interesses da classe burgusa exprimidos na forma de fábricas, bolsa, tecnologia), podemos saber por nós mesmo a que propósitos este corpo permanente de homens armados irá servir.


   
   Feita esta rápida análise, de forma a entender a situação do país, podemos nos questionar, por que o exército brasileiro possúi tropas no Haiti? Será porque os brasileiros querem oprimir outro povo irmão americano, por este querer decidir seu próprio destino em detrimento da vontade do capital imperialista? Ou porque a globalização que entrelaçou todos os povos da terra coloca na ordem do dia da burguesia suprimir toda e qualquer tentativa de levante da classe trabalhadora por seu próprio destino e vontade, pelo fim do imperialismo, exploração, dor e fome, ainda mais quando o país mais pobre das Américas vê que seu povo não precisa do capitalismo para ter um futuro e procura pelas vias socialistas. Será que é porque o povo haitiano elegeu por voto livre um presidente socialista para dirigir o país que a ONU e o EUA prepararam uma 'missão de paz', liderada pelas tropas brasileiras, missão essa que conta com helecopteros de guerra, tanques, fuzis, soldados, para com a ajuda burguesia depôr este presidente, e o povo querendo as mudanças foram as ruas exigir que o presidente volta-se e as tropas da 'missão de paz' fazem o papel de polícia do imperialismo atacando o povo? Será está uma missão de paz de fato ou o modo de que a burguesia encontra para suprimir o povo haitiano (mais pobre das Américas) que não aceita mais a dominação e exploração desta classe de exploradores?

   Abaixo um vídeo de jornalistas ingleses sobre a situação da 'missão de paz' no Haiti, colocando no dia a palavra de ordem 'Fora Tropas Brasileiras do Haiti'!


Outros Links:
  • Encontre o vídeo completo também aqui.
Johannes Halter
Militante da Juventude Revolução da Esquerda Marxista
Membro da Diretoria do Grêmio Estudantil Presidente Médici(UMEM)

3 comentários:

  1. O exercito brasileiro esta la para por paz naquele pais, se o exercito entra-se sem armas nas favelas de la, iriam acabar todos mortos (brasileiros), o tiroteio la dura em media 45 minutos, e outra coisa, o brasil so usa granadas de efeito moral para acalmar a populaçao e os combatentes.

    ResponderExcluir
  2. O exercito Brasileiro faz grande missão no Haiti, e antes de você sair falando coisas sem sentido pesquise para saber,o povo haitiano gosta muito dos militares brasileiros,e faz grande favor a esse povo que vive em plena guerra civil.

    E se você e contra a missão de paz com armas,vá você pacificar um pais sem um armamento para ver quanto tempo você fica vivo!

    ResponderExcluir
  3. A defesa da amazônia parece ser facil para voce, voce tem noção do tamanho da amazonia?Pois é nem colocando o efetivo do exercito inteiro de maos dadas voce conseguiria proteger a fronteira amazonica.

    ResponderExcluir