PESQUISA

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Grêmio Estudantil 2008-2009

 Em nossa trajetória como membros da diretoria do grêmio e membros do grêmio de novembro de 2008 até novembro de 2009 podemos fazer uma reflexão e destaque sobre suas vitórias e suas debilidades. Uma avaliação plena e sem esconder nossas debilidades, para que possamos ter uma visão completa do processo de luta travada pelo grêmio.

 

 Muitas conquistas se deram, mas também a falta de experiência e de comunicação entre os membros da diretoria levou à conflitos não só externos mas também internos, com respeito a divisão das tarefas e necessidade de maior comunicação por exemplo. Com a desistência de vários membros do início da gestão o grêmio se desenrolou muitas vezes de maneira fraca e fragmentada, mas nunca renunciando as bandeiras pelas quais foi eleito, o método adotado em algumas ocasiões se chocou com a realidade e a cada batida mais apenas os mais interessados em continuaram o combate, avaliavam os erros e procuravam permanecer na luta enriquecida pela experiência e a analise da prática dos erros no grêmio. Juntando forças com os novos estudantes que se davam conta da importância de participar e de lutar junto a sua entidade de defesa continuamos o combate, algumas vezes sérias discussões aconteciam sobre o rumo que o grêmio deveria tomar, falhas e decisões algumas vezes equivocadas pela diretoria foram cometidas e sua avaliação e concerto se efetuaram, não de forma fácil, mas com uma analise sobre o acontecido de forma séria e comprometido.

 

 No entanto não foram só de dificuldades que se caracterizou esta gestão do grêmio, sem dificuldades não cresceríamos e aprenderíamos, grandes conquistas se deram ao mesmo tempo. O maior objetivo de um grêmio livre e de luta é buscar defender os interesses e direitos dos estudantes através da conscientização e mobilização. E isto foi uma posição clara do grêmio desde sua fundação, com discussões continuas com um número cada vez maior de estudantes conseguimos mostrar a realidade a vários jovens, assim convocando-os a junto de nós nos organizarmos para modificar a cruel realidade em que vivemos, para que todos possam ter um futuro. Palestras, Reuniões, Atividades, Cinemas, Debates foram realizados no sentido de dar consciência aos jovens, para que pudéssemos assim desenvolver a conscientização de forma plena.

 

 Atos e Mobilizações para colocar na prática a luta por nossos direitos também, tendo a consciência histórica das lutas estudantis no Brasil e as necessidades práticas, fazendo a ligação do giz que falta na sala de aula com a luta por uma escola pública gratuita e de qualidade para todos em todos os níveis. Esta é a maior herança que podemos deixar para os estudantes que vendo a necessidade de se organizar venham a participar de suas entidades, tornando-as combativas e na direção da defesa das reivindicações estudantis e juvenis, trabalhando unidos, com os estudantes de todo o Brasil, para que assim todos possam contribuir para mudar o nosso futuro, sabendo que, o futuro do mundo será obra das próprias pessoas que nele vivem.

 

Johannes Halter

Presidente do Grêmio Estudantil Presidente Médici 2008-2009 

Um comentário: