PESQUISA

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A educação e a realidade social

 O Brasil é um país marcado por profundas diferenças sociais. A pior delas é o acesso à educação, que é cada vez mais desigual. Segundo pesquisas do IBGE, um filho de família rica tem em média 1, 992% mais investimentos em educação do que um filho de família pobre. Isso é o reflexo das desigualdades de nosso país.

 A conquista e a manutenção da escola pública representam um avanço para a classe trabalhadora e a juventude.  É a possibilidade de se romper com o ciclo de pobreza e marginalização social. A educação sempre foi um instrumento mais poderoso contra a dominação e as injustiças sociais. O acesso igual a todos a escola pública é uma condição para termos um país democrático.

 A nossa realidade social encontra-se marcada por uma escola impositiva, elitista e manipuladora, interessada apenas em assegurar os interesses da elite. Mantendo a população submissa e dependente.  

 O verdadeiro papel da escola pública é mudar esse conceito equivocado de que ela não tem qualidade. Que é coisa de pobre e não tem como competir com a escola dos ricos. A educação não é competição, não é apenas formação profissional, não é mercadoria.  É formação humana, é formação cidadã e, acima de tudo aquisição de conhecimento para a vida e para o país. 


Thais Brustolim

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria. A educação é a base de qualquer estado. Fui vice-presidente do gremio do médici em 2008 até metade deste ano, e é muito importante a continuidade da luta por uma escola pública de qualidade.

    ResponderExcluir