PESQUISA

segunda-feira, 27 de abril de 2009

AÇÃO QUER MEXER NA CÂMARA

Foi encaminhada na sexta ao Tribunal de Justiça uma tentativa de alterar a composição da Câmara de Joinville. A decisão é da 2ª Vara da Fazenda Pública de Joinville, que apontou o TJ como instância responsável pela análise das ações. As ações visam a substituir os vereadores Joaquim Alves do Santos (PSDB) e Osmari Fritz (PMDB) por Ednaldo Marcos (PSB), o Nado, e Carmelina Barjona (PP). A argumentação é de que os critérios de arrendondamento das “sobras” – votos remanescentes após o cálculo do quociente eleitoral – são distorcidos, isto é, não obedecem às normas nacionais e internacionais.
Regras
Nas ações, o advogado de Nado e de Carmelina (e também do PSB e PP, parceiros na ação), George Alexandre Rohrbacher, admite que a Justiça Eleitoral de Joinville cumpriu a lei. “Só que os critérios da lei é que estão errados”, diz ele.
Como a ação é apresentada contra um juiz, chefe de zona eleitoral, a ação foi para o Tribunal de Justiça, em Florianópolis.

Cascata
Imagina-se o terremoto político que pode causar no País se tal questionamento for aceito em Santa Catarina. As ações são referentes apenas a Joinvile, mas podem servir de motivação pelo Brasil afora. Claro que mesmo que o TJ reconheça o erro dos critérios de arredondamento, é algo para caminhar até o STF. O que significa que levará tempo. Muito tempo.
Reflexo
Ednaldo Marcos é gerente de praças da Conurb (também é presidente do PSB de Joinville) e Carmelina Barjona a diretora-executiva da Secretaria de Infraestrutura. Portanto, aliados do governo Carlito Merss. Se a ação tiver êxito, Carlito passaria a contar com maioria, em tese.
Jefferson Saavedra
Temos sim que estar atentos ao que está acontecendo dentro da câmara. Quantas pessoas nem tinham conhecimento dessa mudança, se assim podemos chamar isso. Fiscalize o que você votou , para ver se está tudo de acordo.
Bruna Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário