PESQUISA

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dia do Trabalhador, Ato dia 30 em defesa dos Empregos e Direitos


Saudações Amigos,

Dia 1º de maio de 1886 em Chicago, nos Estados Unidos milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de 13 para 8 horas diárias. Manifestações, passeatas, piquetes e discursos que movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Ao contrário do que se pensa, esse não é um dia de comemoração. Ele representa a indignação e a memória viva dos trabalhadores de todo o mundo. A data é celebrada desde de 1889, a partir de um Congresso Socialista realizado em Paris.

Joinville já teve a tradição de realizar grandes manifestações no Dia Mundial do Trabalhador, mas o costume perdeu-se nos últimos anos. Foi em respeito ao descanso merecido dos trabalhadores que, neste ano, decidiu-se realizar um ato na véspera, dia 30 de abril.

Hoje em Joinville, os empregos dos trabalhadores estão sendo atacados, seus direitos ignorados, desde novembro do ano passado as indústrias joinvillenses já fecharam 4.390 postos de trabalho. A média tem sido de 29 novos desempregados todos os dia. Para justificar o absurdo, os patrões têm oferecido a diminuição de carga horária. Mas isso não significa nada perante a retirada de salários, elemento sagrado para os trabalhadores, forjado até mesmo a sangue em muitos anos de luta.

Acredito que tamanha injustiça só poderá ser evitada com a organização e reação da classe trabalhadora, Não somos nós que devemos temer, e sim nossos patrões, os patrões de nossos pais. Seu poder depende da nossa força de trabalho.

Vamos Todos Participar no dia 30 de abril(Quinta-Feira) do ato pelo Dia Mundial do Trabalhador e em defesa dos empregos e dos direitos trabalhistas e sociais. Todos nós temos que dar nossa força para que assim sejamos ouvidos, estudantes, jovens, trabalhadores, adultos, aposentados, melhor idade, homens, mulheres, todos juntos, Dia 30 de Abril, Amanhã, As 17 Horas na Praça da Bandeira de Joinville, Todos nós presentes e mostrando a força dos jovens e trabalhadores.


Grande Abraço,


Johannes Halter
Membro da Diretoria do Grêmio Estudantil, o Sindicato dos Estudantes

(Base de trechos Boletim Informativo nº06/09 abril de 2009 Vereador Adilson Mariano Esquerda Marxista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário