PESQUISA

quarta-feira, 22 de julho de 2009

 Dia 16 de Julho é realizada uma assembléia geral na escola João Martins Veras, escola central de Joinville, onde estavam presentes os grêmios estudantis Martins Veras, Presidente Médici, Tufi Dippe. A assembléia que contou com todos os estudantes da escola foi se duvida uma grande prova de que o movimento estudantil de Joinville vem de passo em passo se fortalecendo e crescendo, com um programa de luta, não são jovens sem um objetivo, mas sim estudantes cientes do que ocorre ao seu redor e dispostos a organizar os estudantes e a trazer mais e mais estudantes para a luta pelos seus direitos, por uma sociedade sem exploração, sem discrepância, sem divisão de classes, o fim do capitalismo que não oferece nehum futuro aos jovens.

 Na discussão com os estudantes várias questões foram levantadas, e a algumas damos suas conclusões novamente aqui para todos os companheiros;

- Por que existem bilhões a serem dados os banqueiros e nossa escola(Martins Veras) vive a muito tempo em precárias condições de infraestrutura e funcionamento? Bianca dos Anjos, 2º.
 Hoje vivemos em uma sociedade baseada no capitalismo, onde seu único objetivo é o lucro, em uma escola pública como a que estudamos ele não o obtem, por este e por outros motivos nós, os verdadeiros interesados no futuro e no presente do pais, somos lançados ao acaso, sem suporte digno para crescermos, o estado então toma ações para atacar as consequências dos problemas, mas esquece que a solução é arrumar a causa, causa essa que é o não investimento na escola pública, saúde, segurança, políticas públicas que melhorem a vida dos trabalhadores que constituem a maioria da população.

- Gasto cerca de 180 reais com transporte para estudar mensalmente, o passe-livre é super necessário para nós estudantes, mas não é algo impossivel para ficarmos discutindo ele? Ana Ferbada da Silva, 1º.
 - O passe-livre é nos garantido por lei sancionada pelo próprio presidente Lula em 2002, em Cuiabá os estudantes tem passe-livre, obtido através de muito esforço, em Maringá também os estudantes tem passe-livre integral, semana passada em Brasília foi aprovada pelos vereadores que da aos estudantes o direito ao passe-livre integral. Nós joinvillenses não somos do mesmo modo estudantes, do mesmo modo cidadãos, do mesmo modo brasileiros? Nos dizem que há passe-livre aqui, é até engraçado, os monopólios do trasporte da cidade é que definiram, a realidade é que a única solução é aplicar o passe-livre integral, para todos os estudantes, porque antes de pobres ou ricos somos todos cidadãos, e a lei vale para todos não é? Então famola valer, assim como os companheiros de Cuiabá o fizeram e o fazem até os dias de hoje.

 Além destas discussões com os estudantes, foram apresentadas a UJES(União Joinvillense dos Estudantes Secúndaristas), as lutas estudantis em Joinville e no Brasil, a importância de um grêmio organizado em cada escola, o trabalho de todos os grêmios sobre um programa de luta e a importancia de estarem todos os estudantes unidos, pelo fim da exploração, pelo fim da mizéria, pela defesa dos direitos de todos os estudantes, pela defesa das fábricas ocupadas pelos trabalhadores, que são os nossos pais, pela defesa das condições para a libertação da população do capitalismo, e isto será o resultado de um combate constante de todos nós brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário