PESQUISA

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Estudantes protestam contra aumento do ônibus em Joinville


C erca de 300 estudantes da Escola de Educação Básica Presidente Médici, no bairro Boa Vista, protestaram na manhã desta sexta-feira contra o aumento de 12,2% nas tarifas do transporte coletivo.

Estudantes do ensino médio paralisaram os estudos e se aglomeraram no pátio do colégio, onde representantes do Grêmio Estudantil e da Frente de Luta pelo Transporte Público coordenaram a ação.

Johannes Halter, estudante de 17 anos, é presidente do Grêmio Estudantil do colégio há cerca de 6 meses. Para ele, somente com manifestações organizadas e a convocação dos estudantes, é possível conscientizar a população sobre os aumentos injustos. “Os políticos não vêem pessoas. Eles vêem votos. Então que sintam a pressão dos estudantes eleitores”, desafia.

João Diego Leite, 21 anos é acadêmico de jornalismo, estava representando a Frente pela Luta pelo Transporte Público. Ele conta que o movimento existe há vários anos, mas que em 2003 tomou força com os constantes aumentos na passagem. “Esperamos chamar a atenção das pessoas para que elas se integrem ao movimento, que é legítimo e tem autonomia própria para parar as escolas”.


Postado por Redação Gazeta de Joinville
às
5/15/2009 09:44:00 AM

Com Faixas e Palavras de Ordem, nós, os estudantes, o Grêmio Estudantil do Presidente Médici, junto com a Frente de Luta Pelo Transporte Público, nos organizamos e manifestamos a opnião de todos os estudantes de Joinville com respeito a este aumento da tarifa de ônibus, opnião essa que é contra a arbitrariendade do governo em conceder o massacre da classe trabalhadora e dos estudantes por duas empresas privadas de transporte, empresas que não concedem o Passe-Livre Estudantil Integral, que não respeitam o suor do povo trabalhador, o direito de educação grátuita para todos os estudantes, empresas essas, que para obter mais e mais lucros explorão o povo trabalhador, mas não querendo mais o dinheiro que veem do seu suor, mas sim o dinheiro que veem do seu sangue, porque este aumento significa o descaso com o trabalhor, com o estudante, com o cidadão desta cidade.

A Única Forma de pararmos esta exploração baseada no lucro, é obtermos uma Empresa Pública de Transporte Público, está é a unica solução para o problema, que nós todos, Grêmios Estudantis, Associações de Moradores, Sindicatos, Movimentos Sociais, e tantos outros grandes e importantes movimentos, de fato nos mobilizemos e digamos NÃO à exploração, que ergamos nossas vozes e sejamos ouvidos por todos os políticos, e que surja então a vontade política.

Vontade essa que disponha o Passe-Livre Estudantil Integral sem o aumento da Tarifa, e que pare a exploração do sangue do trabalhador, que proponha uma melhor qualidade de vida para o estudante e para o seu pai, que tanto trabalha para lhe oferecer um bom futuro, que pare está exploração constituindo uma Revolução no Transporte, ou seja, Que implante uma Empresa Pública que de fato Traga o Bem-Estar de todos os cidadãos, sejam eles quem forem, jovens, ou os pais dos jovens, estudantes ou trabalhadores, para que juntos, todos os movimentos e cidadãos, possamos construir uma sociedade melhor e unida, consciente e mobilizada, que não aceite qualque que for o tipo da exploração.



Grande Abraço,

Johannes Halter
Membro da diretoria do Grêmio Estudantil, O Sindicato dos Estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário