PESQUISA

terça-feira, 12 de maio de 2009

O Enem e o Fracasso Educacional

A memlhor do Estado de São Paulo é de alunos provenientes da escola pública.

O senso comum costuma pensar que o aluno da escola pública é fraco e os populares avessos ao desenvolvimento educacional. Obviamente, trata-se de um pensamento sem conhecimentos outros e muito favorável aos interesses particulares de uns tantos. A publicação dos resultados do ENEM ? Exame Nacional do Ensino Médio ? é uma ótima oportunidade para pensarmos sobre a educação pública e o respectivo fracasso educacional. Há um senso comum dentre professores, opinião pública e até mesmo estudantes que insiste em colocar nas costas do alunado e de suas respectivas famílias toda a culpa pelo fracasso educacional brasileiro. Assim, o grande fator seriam alunos desinteressados e famílias ditas desestruturadas. No entanto, a análise dos fatos parece não comprovar tal tese.
Uma constatação: a elite brasileira é incompetente. Segundo dados de uma avaliação internacional, o PISA, a nata de nossa nata, os 25% mais ricos do país possuem desempenho educacional semelhante ao dos 25% mais pobres dos países da OCDE (países ricos + México). Os jovens bem nascidos que estudam em colégios brasileiros onde se paga R$ 2.500 de mensalidade não são capazes de superar os jovens pobres da Europa e América do Norte. Encontra-se ai a explicação para o fato de sermos pentacampeões de futebol e não termos expressividade em pesquisa e nenhum prêmio Nobel. Para não falar da classe média brasileira, que gasta entre 500 a 1000 reais por mensalidade com seus rebentos e, chegada a hora, muitos não conseguem ultrapassar o vestibular das melhores universidades.
Vamos à escola pública. Segundo o último ENEM (2008), a primeira colocação do Estado de São Paulo, dentre particulares e públicas, ficou com a escola Juarez Vanderlei, de São José dos Campos, mantida pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. A escola não cobra mensalidade e todos seus alunos são provenientes da escola pública, selecionados por vestibulinho. Alunos saídos da escola estatal foram capazes de desbancar os bem nascidos do Vértice, melhor colégio da cidade de São Paulo, cuja mensalidade ultrapassa os R$ 2.500 no terceiro ano do ensino médio. É uma lição e tanto!
[...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário